segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Qual é o correto: HOMOSSEXUALISMO OU HOMOSSEXUALIDADE?




A Marcinha fez a pergunta: Qual é o correto: homossexualismo ou homossexualidade??
Vamos lá!!! Jogarei alguma idéias pra aguçar a pesquisa, esse assunto é muito interessante e há muita coisa boa e muita coisa "nada há ver" sobre o tema na net. Achei algumas "boas":

O termo homossexual foi criado em 1869 pelo escritor e jornalista austro-húngaro Karl-Maria Kertbeny. Deriva do grego homos = igual + latim sexus = sexo. Historiadores afirmam que, embora o termo seja recente, a homossexualidade existe desde os primórdios da humanidade tendo havido diversas formas de abordar a questão.

O termo homossexualidade apareceu publicamente pela primeira vez em um panfleto alemão de autoria anônima, publicado em 1869, o qual se opunha à uma lei prussiana de anti-sodomia. No mesmo ano, o termo homossexualidade foi utilizado por um médico húngaro que defendia sua legalização. Este termo detinha uma conotação científica que permitia se falar do fenômeno de maneira objetiva e sem um julgamento negativo. Para elencar os homossexuais dentro da legalidade, sem juízos de valor, criou-se não apenas o termo homossexualidade, mas também definiu-se a heterossexualidade.

Em 1870, um texto de Westphal intitulado "As Sensações Sexuais Contrárias" definiu a homossexualidade em termos psiquiátricos como um desvio sexual, uma inversão do mascilino e do feminino. A partir de então, no ramo da Sexologia, a homossexualidade foi descrita como uma das formas emblemáticas da degeneração humana. Nessa época já existiam leis que proibiam as relações entre pessoas do mesmo sexo. Adotando o termo HOMOSSEXUALISMO.

No século XX, essa tendência alterou-se para HOMOSSEXUALIDADE deixando assim, de ser considerada doença, pois o termo homossexualismo fazia parte do CID (Código Internacional de Doenças) como doença de caráter psiquiátrico.

Atualmente a maioria dos países não mais preconceituam as relações entre pessoas do mesmo sexo, havendo alguns que as tratam em absoluta igualdade com as relações entre pessoas de sexo oposto.

PORTANTO, quando você se encontrar em alguma situação onde terá que pronunciar o termo relacionado à questão da diversidade o correto é: HOMOSSESUALIDADE!!!

Onde temos outras situações interessantes e importantes que não podemos esquecer:

Lésbicas: mulheres que amam mulheres.

Gays: homens que amam homens.

Bissexuais: pessoa que ama homens e mulheres.

Tavrestis: pessoa que se identifica como sendo do sexo oposto.

Transexuais: pessoa que muda (cirurgicamente) de sexo.

Intersex: pessoa que nasce como os dois sexos (hermafrodita).

Fonte: Internet e a mente louca da XANA.

Bjo da Xana e Deem uma visitinha nesses sites:

www.direitodedecidir.blogspot.com (Blog Jovem Feminista)

www.catolicasonline.org.com (Site de uma ong que trabalha com os direitos sexuais e reprodutivos, direitos das mulheres e homossexualidade)

http://www.paradasp.org.br/ (Site da Parada do Orgulho Gay de São Paulo)



3 comentários:

  1. Foi justamente como você discreveu, eu li o nome XANA e levei um susto então fui lê algumas matérias do seu blog e falei Opa, nossa que interessante irei entrar e seguir, adorei o seu blog.
    Gostaria de fazer uma parceria troca de banner ou de Link ???
    Bjs
    Lilika Forever

    ResponderExcluir
  2. Já coloquei o seu banner no meu blog, queria te pedir mais uma coisa, um resumo do seu blog, pois gosto de fazer post nos meus parceiros no meu blog para as pessoas conhecer um pouco mais dos parceiros que tenho em meu blog.
    O que acha???
    Bjs Lilika Forever
    Mande o resumo para o meu e-mail lilikaforever@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Valeu a resposta...tenho mais algumas.....depois coloco.

    ResponderExcluir