segunda-feira, 12 de outubro de 2009

MULHER E AIDS


A Mulher e a AIDS


O número de mulheres com AIDS aumentou 211,46% entre 90 e 94 (imaginem nos dias atuais!!). No mesmo período, o número de homens que contraíram a doença cresceu 62,8%. Em 88, havia uma mulher com AIDS para cada 18 homens infectados. No ano passado, a proporção passou para uma mulher infectada para cada 3 homens com o vírus.

As mulheres estão mais vulneráveis à contaminação porque cresceu o número de heterossexuais contaminados e porque têm mais dificuldade de negociar a utlização de preservativos, principalmente quando têm um parceiro fixo (namorado ou marido)

Todas as campanhas de prevenção, agora, devem levar em conta essa realidade:

Hoje, o verdadeiro grupo de risco está situado entre as mulheres com mais de 30 anos, casadas e que não se protegem por ignorar o perigo ou não conseguir a colaboração do parceiro para as medidas preventivas necessárias.

Portanto, mulheres que não conseguem convencer o marido/parceiro sexual/namorado eterno a usar camisinha, por favor evitem a relação sexual. Mesmo que corram o risco de perder o ditocujo exigente maridão por uns dias. Pois com certeza ele cairá na realidade, e perceberá que as suas vidas correm um risco muito grande sem proteção.

A pílula evita filhos, mas a camisinha evita filhos e doenças muito sérias!!!

E se ele/ela realmente te AMA. Vai aderir à causa.

No caso da mulherada que mora nos interiores, na roça, no fim-do-mundo com maridos mais matutos que meu tio da roça "braba". Busquem um posto de saúde da família, procurem informação, tentem levar o marido/a para falar com um/a especialista, juntem-se com outras mulheres, formem grupos de discussão e unidas com o governo local: troquem informações, fotos e imagens de doenças sexualmente transmissíveis para eles (maridos) verem como é a realidade de quem não se protege.

Infelizmente a formação e base cultural dita algumas normas que impedem que homens se cuidem e com isso destróem famílias inteiras, simplesmente porque o uso da camisinha não é uma coisa necessária dentro de um casamento sólido. Isso é mentira! As mulheres não podem acreditar nesse argumento "furado". Fiquem espertas!

E se o companheiro usar de violência para "transar" com você sem camisinha, vá à polícia, denuncie no "LIGUE 180", que é um atendimento 24 horas para casos de violência doméstica.


Algumas informações foram extraídas do site: MULHER E AIDS

4 comentários: